PESQUISA DE SAÚDE DO TRABALHADOR

POLÍTICA DE FORMAÇÃO DO SINDSEP DE QUIXADÁ E REGIÃO


FORMAÇÃO SINDICAL HOJE

As profundas transformações ocorridas na Sociedade pluralista em que se estamos inseridos(as) afeta multilateralmente homens e mulheres de maneiras diferentes, tendo em consideração os papéis sociais distintos de ambos fazendo frente às implicações no posicionamento político, econômico e cultural.

A Política de Formação do SINDSEP foi forjada no berço de lutas sindicais constituindo-se na construção cultural e social pela qual os indivíduos têm seus papéis distintos implicando posições hierárquicas na sociedade, determinam-se a partir das variadas performances, supondo responsabilidades múltiplas, necessidades, possibilidades de acesso, controle dos recursos e na tomada de decisões.

A perspectiva da Política de formação do SINDSEP se configura na análise dos processos políticos de inserção deve concentrar sua atenção na existência de um conjunto de relações compartilhadas proporcionando a Igualdade de Oportunidades.

Para o SINDSEP de Quixadá e Região a ação formativa na ambiência dos trabalhadores e trabalhadoras NÃO SE DÁ DE FORMA ISOLADA MAS SE INTERRELACIONA COM A COMUNIDADE EXTERNA, prestigiando, historicamente, a COMUNIDADE ACADÊMICO-CIENTÍFICA, se materializando no oferecimento de condições de CONCEPÇÃO, ACESSO, INSERÇÃO E PERMANÊNCIA dos sujeitos a uma plataforma de qualidade de vida para todos e todas.

Um novo ciclo de mais ousadia na Política de Formação do SINDSEP inicia com esses dois cursos: o primeiro, voltado para a construção de novas lideranças sindicais e, o segundo, ainda mais ousado, apresenta mais uma ferramenta de atuação nossa que é a Extensão Sindical.

Ampliando o uso dos instrumentais de aprendizagem nesse Mundo conectado inauguramos o AVASIND (Ambiente Virtual de Aprendizagem Sindical) numa ação claramente de manutenção das relações interpessoais com o conhecimento no ambiente virtual.

Com tudo isso, estamos aos 26 anos de fundação de nossa entidade, reafirmando para os sindicalizados e sindicalizadas de Quixadá, Ibaretama, Banabuiu, Choró e Ibicuitinga bem como a Sociedade na qual nossa base de atuação está forjada, de que a nossa História se mantém atualizada, aguerrida e ousada para continuar QUALIFICANDO e MOBILIZANDO para as transformações profundas da Sociedade a partir do Protagonismo da Classe Trabalhadora.

POLÍTICA DE FORMAÇÃO

A Política de Formação do SINDSEP de Quixadá e Região assume a responsabilidade no empreendimento do processo de FORMAÇÃO POLÍTICA, HISTÓRICA, SOCIAL E HUMANA dos sindicalizados e sindicalizadas, levando em conta três princípios norteadores da nova práxis de formação da entidade:

PRINCÍPIO DO COMPROMISSO
O princípio do Compromisso com a construção de uma Sociedade justa e igualitária implica no reconhecimento e transformação de todas as formas de relações sociais opressoras.

PRINCÍPIO EPISTEMOLÓGICO
Já o princípio Epistemológico entende o significado das ideologias dominantes que relegam o diferente à margem da Sociedade atual, a fim de possibilitar uma nova perspectiva no enfrentamento às realidades excludentes.

PRINCÍPIO PEDAGÓGICO
E quanto ao princípio Pedagógico com o devido enfoque sindical das questões, sob a égide do compromisso com a democracia em todos os níveis, com autonomia para análise crítica das políticas da instituição sindical constituindo assim em elementos cruciais para a implementação de uma educação plural, consequentemente, o real exercício do diálogo. Por fim, os recursos didático-pedagógicos serão considerados como meios de realização das relações transformadas e transformadoras.


OBJETIVOS DA POLÍTICA DE FORMAÇÃO

FORMAR e potencializar as novas lideranças sindicais com vistas ao fortalecimento da missão do SINDSEP de Quixadá e Região, instrumentalizando cada líder na atuação interventiva no Mundo do Trabalho a partir dos ideais democráticos e dos princípios socialistas.

PROMOVER o conhecimento e seus múltiplos impactos e faces a partir da capacitação, treinamento, reeducação e formação de Trabalhadores(as) para multiplicação dos saberes históricos junto a homens e mulheres, incentivando-os a uma maior e mais qualificada participação nos espaços públicos, na implementação de ações de equiparação dos direitos e deveres, ampliando a cidadania plena.


SOCIALIZAR conhecimentos e experiências sobre a História do SINDSEP num claro resgate acadêmico-científico em suas especificidades quanto a: Ética Humanística, e por isso democrática; Direitos Humanos, Cultura Popular e Participação Sociopolítica e Sindical.